1. Passo-a-passo do cálculo de esforço mecânico
1.1 Identificar os condutores, vãos, ângulos e tensões
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Determinar quais cabos conectam ao poste (fase(s), neutro, aterramento, telecomunicações, etc.).
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Verificar o vão (comprimento entre postes ou entre ancoragens) e o ângulo que a linha faz no poste (se é reta ou em curva/ângulo).
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Verificar as condições climáticas e de operação (ex: vento, gelo, ângulo de cabos, temperatura) que afetam a tração do cabo.
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Determinar as tração de projeto de cada cabo (força que o cabo exerce sob condições de cálculo), conforme norma aplicável. Por exemplo, consulta à norma da concessionária ou norma técnica nacional.
1.2 Calcular as tração(s) de projeto (T) dos condutores
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Para cada cabo: peso próprio × vão / 2 (em simplificação) + força de vento ou outras cargas extras, ou usar valor de tração definido pela norma para o cabo em vão e condição considerada.
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Em muitos casos a norma já disponibiliza tabelas de “tração de projeto” para determinados vãos e cabos.
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Exemplo: se o cabo pesa kg/m e o vão é m, a carga vertical é aproximadamente . A tração horizontal pode ser derivada por tensão de montagem + fator de vento, etc.
1.3 Decompor vetorialmente os esforços no poste
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Se houver dois lados (vãos) com ângulo em relação ao poste ou entre eles, utiliza-se:
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Método analítico:
para dois esforços iguais nos dois lados com ângulo . Energisa+2Energisa+2
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Ou, para esforços diferentes e em diversos lados:
onde são as forças (trações) de projeto e são os ângulos relativos. Energisa+1
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A resultante ou representa a força resultante das trações no poste, transferida para a base (ou a 0,20 m do topo conforme norma) como esforço mecânico. Energisa+1
1.4 Verificar momento fletor ou braço de alavanca
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O momento no poste é a tração multiplicada pela distância do ponto de aplicação ao topo/engaste ou braço (m). Passei Direto+1
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Verificar se o poste está estaiado ou não, e se há previsão de ângulo ou transição de rede.
1.5 Comparar com resistência nominal do poste
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A norma da concessionária especifica qual deve ser a resistência nominal do poste para aquela aplicação (ex: “estrutura de engastamento, esforços horizontais/verticais”). Energisa+1
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Exemplo: “50% da resistência nominal da estrutura para esforço vertical; 25% para esforço horizontal” como critério interno de algumas normas. Energisa+1
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Verificar se o poste escolhido suporta a resultante ou se é necessário aumentar a resistência ou usar estaiamento.
1.6 Documentar e detalhar o poste
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Registrar os dados: tipo de poste, altura, ângulo, tipo de fixação, vai, tipo de cabos.
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Registrar cálculo, resultado da força resultante, momento, etc.
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Indicar se é necessário estai ou ancoragem adicional.
2. Tabela ilustrativa – Peso de cabos por metro de vão
A seguir alguns valores típicos de peso de cabos para rede aérea, conforme documentação técnica. Os valores são de referência e devem ser ajustados conforme o condutor exato usado pela concessionária.
| Cabo (nominal) | Massa nominal aprox. (kg/km) | Peso por metro (kg/m) |
|---|---|---|
| Cabo de alumínio nu CA – 2 AWG | ~ 92,5 kg/km EDP | ~ 0,0925 kg/m |
| Cabo de alumínio nu CA – 1/0 AWG | ~ 147,6 kg/km EDP | ~ 0,1476 kg/m |
| Cabo de alumínio nu CA – 4/0 AWG | ~ 296,1 kg/km EDP | ~ 0,2961 kg/m |
| Cabo AAAC (liga alumínio) – ex: 126,37 mm² | ~ 346,7 kg/km | ~ 0,3467 kg/m |
Como usar a tabela no cálculo
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Suponha um vão de 40 m: se o cabo pesa 0,1476 kg/m, o peso total do cabo no vão é ~ 0,1476 × 40 = 5,904 kg.
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Esse peso gera uma tração vertical (aproximadamente, se cabo reto e sem vento).
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Para cálculo completo, considerar também vento, ângulo, estiramento, etc.
3. Comentários finais
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As normas específicas da concessionária (como ENEL RJ) podem definir critérios próprios (ângulos de flexão, trações mínimas, vão máximo, etc). Exemplos de norma: “Especificação Técnica Nº 262 – Rede de Distribuição Aérea de Média Tensão em condutores nus …” da ENEL RJ. Enel Brasil
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Sempre consulte a norma vigente da concessionária ou da distribuidora para “tração de projeto”, “ângulo máximo”, “vão regulador”, etc.
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Os valores de peso variam muito conforme bitola, tipo de construção do cabo (alumínio puro, alumínio ligas, alma de aço, etc).
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Esse cálculo normalmente envolve segurança estrutural, momento fletor, instabilidade do poste, e não apenas “peso puro”.
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