sexta-feira, 7 de junho de 2013

CIRCUITOS SIMPLES

Generalizamos um circuito elétrico simples como sendo o conjunto de caminhos que permitem a passagem da corrente elétrica, no qual aparecem outros dispositivos elétricos ligados a um gerador.

Figura 1 - A lâmpada está apagada por não haver passem de corrente elétrica pelo circuito
Figura 1 - A lâmpada está apagada por não haver passem de corrente elétrica pelo circuito
Façamos a observação da figura 1 acima, nela temos um exemplo bem simples do um circuito simples. De um modo bem geral, podemos afirmar que um circuito simples é aquele em que há apenas uma única corrente elétrica, ou seja, a corrente elétrica sai do gerador e percorre somente um caminho até voltar a ele. Podemos ver na figura abaixo que há uma pilha, uma lâmpada e uma chave metálica, ligada por fios condutores.

De acordo com a figura acima, vemos que a chave está desligada (ou aberta). Desta forma, vemos que a lâmpada não acende, pois não há passagem de corrente elétrica no circuito.
Observando a figura abaixo vemos que a chave está fechada, desta forma os elétrons podem passar pela chave. Ao se moverem através da chave dizemos que há corrente elétrica no circuito, sendo assim, a lâmpada se acende. Geralmente as chaves e também os fios possuem resistência bastante pequena, se compararmos com resistências que aparecem em outros circuitos (na figura, a resistência da lâmpada).
Figura 2 - A lâmpada acende quando a chave está fechada
Figura 2 - A lâmpada acende quando a chave está fechada
Assim, as situações das figuras acima são representadas pelos diagramas:
Diagrama 1 e diagrama 2
Diagrama 1 e diagrama 2
Como sabemos, os filamentos das lâmpadas não são condutores ôhmicos, isto é, não têm resistência constante. No entanto, muitas vezes consideramos essa resistência aproximadamente constante e representamos as lâmpadas como resistores.

Dessa forma, os diagramas da figura acima poderiam ser representados como nesta outra ilustração (figura abaixo), em que R é a resistência da lâmpada.
Outra representação de circuitos simples
Outra representação de circuitos simples
Tanto no diagrama 1 como no diagrama 2, levamos em conta o fato de que os fios de ligação e a chave têm resistência desprezível e, assim, são representados por segmentos de reta. O interruptor usado nas residências é um tipo de chave que pode interromper ou deixar passar a corrente elétrica.

Por Domiciano Marques
Graduado em Física
Equipe Brasil Escola