domingo, 17 de julho de 2011

EMPINAR PIPA PODE CAUSAR ACIDENTES...

       Queridos amigos, estamos chegando numa época que a garotada adora, as Férias, nesta época as crianças e até adultos adoram soltar pipas, muitas vezes em locais inadequados causando transtornos e prejuísos para todos , principalmente para as concessionárias de energia que nesta época detectam um aumento nas interrupções de energia causado por pipas na rede elétrica, segue abaixo um texto publicado no                  blog:  http://sardinhainnaldo.blogspot.com

FONTE: Rivânia Nascimento, TRIBUNA DA BAHIA.
Empinar pipa é uma brincadeira antiga que ganha cada vez mais a preferência de crianças e adultos. porém a falta de cuidados na hora da diversão pode provocar sérios acidentes, colocando em risco a vida da criançada e causando prejuízos à rede elétrica.



Segundo a Coelba, de janeiro a junho deste ano foram registradas 219 interrupções no abastecimento de energia na Bahia, sendo 109 só em Salvador. O mês de junho representou 30% das ocorrências provocadas por pipas enroscadas nos fios de alta tensão.


De acordo com a Coelba, o aumento é atribuído às férias escolares. É nesse período que a pipa deixa de ser uma brincadeira e vira um prejuízo.Ao lado do Aeroclube, na Boca do Rio, é possível ver crianças atravessando a pista correndo atrás das pipas (arraias) que circulam livremente no céu.


No entanto, além do perigo de serem atropeladas, existe o risco de enroscar a pipa na rede elétrica. A criança pode levar um choque se a pipa entrar em contato com o fio de alta tensão ou na hora de tentar pegá-la.


Nesse caso, há também riscos de acidentes para os ciclistas e motoristas que passam no local, devido à utilização da linha com cerol - substância altamente cortante, feita com cola e vidro moído, para suspensão da pipa, também utilizado para cortar pipas dos adversários, durante a disputa.


A linha pode cortar o fio e causar curto-circuito, provocando a interrupção do fornecimento de energia, e, quando o fio não é cortado, a linha fica presa, sujando a rede elétrica.


O bairro da Boca do Rio (Aeroclube) é uma das regiões mais afetadas pelas pipas, segundo a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba).


PERIGO – A brincadeira com pipas pode ter consequências muito ruins quando não são tomadas as devidas precauções. O estudante Anderson Magalhães, 19 anos, é um exemplo disso. Aos 12 anos, empinava pipa na laje de casa quando escorregou. Ao tentar se segurar para não cair, acabou ferindo gravemente as mãos, culminando na amputação de um dos dedos.


Pensando em evitar acidentes com essa gravidade, a dona de casa Marina dos Santos, 53 anos, adotou algumas medidas de prevenção em casa. Ela mandou construir um batente na laje para impedir que os dois filhos adolescentes se distraiam com a brincadeira e caiam da laje.


Especialistas na área de segurança elétrica recomendam que, ao prestar socorro a alguém que tenha sofrido um grande choque elétrico, deve-se separar a vítima do condutor de energia usando objetos de borracha ou madeira, evitando os de metal ou que estejam molhados.


E vale ressaltar que o simples ato de tentar puxar uma pipa presa aos fios da rede elétrica pode provocar uma violenta descarga elétrica, capaz de levar à morte.


Embora empinar pipa encante pequenos e adultos, é preciso tomar algumas medidas preventivas para que a diversão não se transforme em perigo com consequências mais graves.


PREVENÇÃO.
 * Escolha lugares abertos e espaços livres, como praias, campos de futebol, praças e parques.
* Não solte pipas em dias de chuva ou vento muito forte.
* Nunca use fios metálicos nem papel laminado para confeccionar a pipa. Eles são condutores de energia e podem causar choques fatais.
* Caso a pipa fique presa nos fios elétricos, não tente retirá-la.
* Evite as linhas metalizadas, pois elas conduzem energia e aumentam o perigo de choques.
*Não jogue objetos na rede de energia elétrica, como arames, correntes e cabos de aço. 
*Não utilize cerol, ele pode cortar a fiação e até mesmo causar acidentes com motociclistas e ciclistas. 

Estatisticas extraidas nos sites das concessionárias de energia.

AMPLA - dezembro de 2010
Somente entre janeiro e novembro de 2010, foram 7.710 interrupções de energia causadas por estes objetos lançados na rede elétrica.

Energisa - junho de 2011
Só neste ano, foram registradas 128 ocorrências de interrupção de energia, devido a objetos presos nas linhas de distribuição na área coberta pela Energisa no Estado. Deste total, 42 (33%) ocasionados por pipa ou papagaio. Já em Muriaé, foram 10 registros, 20% de toda ocorrência da Energisa MG, causados por interferências de pipas ou papagaios nas redes. 

CPFL - julho de 2010
Segundo a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), as pipas e balões – também muito comuns nesta época do ano – são responsáveis por 20% das interrupções de energia.
Em julho de 2010, houve 1354 desligamentos causados por pipas, na região de Ribeirão Preto.  Na região de Franca, foram registrados 53 acidentes nas redes elétricas provocados por balões e pipas.
Muitas pipas ficam enroscadas nos fios e continuam provocando interrupções nos meses seguintes, já que a linha, enrolada nos cabos elétricos, se torna condutora de energia quando chove.

CEMIG - junho de 2010
Em 2009, 440 mil consumidores na região metropolitana de Belo Horizonte foram prejudicados por papagaios presos nas linhas de distribuição. Registraram-se 1.997 interrupções no fornecimento de energia provocadas por papagaios, representando 4% do total. Quase dois terços dos desligamentos (1.251) ocorreram exatamente durante o inverno, entre os meses de junho e setembro, atingindo mais de 280 mil consumidores. De janeiro a junho deste ano, já foram contabilizadas mais 700 ocorrências e, como consequência, cerca de 180 mil consumidores ficaram sem energia.

Elektro - agosto 2007
Durante as férias escolares, as incidências de interrupção de energia elétrica causadas por pipas aumentam significativamente. Durante as férias escolares, as incidências de interrupção de energia elétrica causadas por pipas aumentam significativamente. Somente nos meses de janeiro e julho deste ano, foram registrados 810 casos de interrupção de energia causados por pipas na área de concessão da Elektro, contra 401 nos demais meses do ano. 
Mais de 416 mil clientes foram prejudicados pelas interrupções de energia elétrica causadas por pipas na área de concessão da Elektro. Entre as cidades com maiores incidências de casos estão Francisco Morato, com 128 desligamentos; Franco da Rocha, 96; Limeira, 68; Guarujá, 54; Rio Claro, 45; e Tatuí, 40.

CELPA -julho 2009
Para se ter uma idéia da gravidade do problema, números da Celpa mostram que, em julho, as incidências de interrupções no fornecimento provocado por pipas são maiores onde há grande concentração de pessoas, o que aumenta em média 47% o número de interrupções, contra o aumento de 27% no mês de junho.
Em junho/2008, a Celpa registrou 476 ocorrências de interrupções causadas por pipas de um total de 1.351 (27%).
E no mês de julho/2008, considerado o período mais crítico, a CELPA registrou 880 ocorrências, de um total de 1.909 (46%).
Neste ano de 2009 já foram registradas 403 interrupções causadas por pipas, dentre as quais 125 aconteceram no mês de junho.