segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Gato de energia é crime e dá cadeia...

  Cerca de 5,8% de toda a energia utilizada no país é desperdiçada no que se costuma chamar de perdas não técnicas. A ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, vinculada ao Ministério das Minas e Energia – faz medições de todo o setor elétrico nacional, desde a geração da energia, até chegar ao consumidor. Dentro desta estatística, detectam-se perdas gigantescas, que seriam capazes de abastecer uma cidade com 19 milhões de residências durante um mês.
 Além do prejuíso para as concessionárias, a também o prejuíso para todos nós consumidores que pagamos nossa conta em dia, porque no final quem vocês acham que paga toda essa perda, somos nós que sempre nos assustamos quando chega a conta e dizemos: "Nossa a conta de energia está cada vez mais alta", porém quando vêmos um "espetalhão" fazendo gato(roubando energia) achamos maneiro, afinal somos brasileiros!!!!
  Porém o famoso "GATITO" é crime previsto no código penal, abaixo um trecho da lei...
Dos Crimes contra o patrimônio (CP Artigos 155 a 183)
Furto
Art. 155 - Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel:
Pena - reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa.
§ 1º - A pena aumenta-se de um terço, se o crime é praticado durante o repouso noturno.
§ 2º - Se o criminoso é primário, e é de pequeno valor a coisa furtada, o juiz pode substituir a pena de reclusão pela de detenção, diminuí-la de um a dois terços, ou aplicar somente a pena de multa.
§ 3º - Equipara-se à coisa móvel a energia elétrica ou qualquer outra que tenha valor econômico.
..........
2.1.d) Artigo 155 § 3º - Furto de energia. Expressamente ficaram equiparadas a coisa móvel a eletricidade e outras energias como radioatividade, genética de reprodutores, térmica, mecânica, de ar comprimido, vapor, gás etc. “A ligação clandestina, feita durante dois anos, a fim de receber eletricidade sem que esta passasse pelo medidor, é crime permanente (TACrSP, julgados 86/373)”.

Já a modificação fraudulenta do medidor é estelionato. “Atua em estado de necessidade o agente que, tendo suspenso o fornecimento de energia elétrica por não ter condições para pagar a conta, faz ligação clandestina; deve-se aplicar a lógica do razoável que, usada com propriedade e ponderação, é um maravilhoso instrumento de justiça (TACrSP, Ap.1.201.111, j. 17.8.00, in bol. IBCCr 100/524)”.



OBS: "Este é apenas um trecho da lei para servir de alerta aos espertalhões de plantão.."

Cuidado:Risco de pipas na rede elétrica



As férias de julho estão chegando. É nessa época que as crianças ficam livres para fazer o que mais gostam: brincar e soltar pipas. Nessa época os principais acidentes nas redes elétricas são com as crianças e a preocupação das concessionárias de energia elétrica crescem.

Soltar pipas: risco de vida
Durante as férias escolares, as ruas acabam ficando tão coloridas quanto perigosas em razão da soltura de pipas, que próximas à rede elétrica podem provocar acidentes, inclusive fatais. Enroscadas em postes, transformadores e cabos elétricos, as pipas acabam provocando curtos-circuitos e acionamento de chaves e disjuntores para proteção de equipamentos instalados na rede elétrica, com a conseqüente interrupção de eletricidade.
Os prejuízos, porém, não param por aí. Os mais desavisados insistem em puxar a linha quando a pipa permanece enroscada nos fios ou usando canos, galhos, bambus ou qualquer outro material, ficando sujeitos a uma descarga elétrica. Nesses casos, a orientação é dar o brinquedo como perdido, pois essa imprudência pode até matar.

Perigo da linha com cerol
Em contato com os cabos elétricos, o cerol (mistura de vidro, cola e outros ingredientes para deixar a linha mais resistente e com poder de corte), pode provocar curto-circuito e descarga elétrica. O risco é muito grande.
Há ainda a possibilidade desta linha com material cortante conseguir romper o fio elétrico. Neste caso, existe o corte de eletricidade com o grande perigo do fio atingir alguma pessoa provocando um acidente de conseqüências trágicas.

Manter afastado as crianças da rede elétrica
A melhor forma de evitar acidentes é manter as crianças longe dos fios da rede. O ideal é empinar pipas em parques, campos de futebol e áreas mais afastadas dos centros urbanos, que têm, invariavelmente, menos redes elétricas.

Dicas de segurança ao soltar pipas, como por exemplo:
Não soltar pipas em dias de chuva ou vento muito forte,
Não usar linha metálica como fio de cobre de bobinas,
Não usar papel laminado para confeccionar a pipa,
Não usar linha cortante (cerol),
Preferir pipas que não precisam de rabiola,
Não subir em telhado, laje, poste ou torre para recuperar pipas
Não usar canos, galhos, bambus ou qualquer outro material para recuperar pipa na rede elétrica,
Não correr atrás de pipa para não ser atropelado
Não deixar a linha atravessar o caminho de ciclistas ou motociclistas: como não podem ser vistas, podem matar.

Estatísticas de acidentes
AES Eletropaulo
De janeiro a maio de 2007, três pessoas morreram e quatro ficaram feridas em acidentes com pipas que se enroscam na rede elétrica .
Em 2005 e 2006 foram 4 mortes cada. Os meses de janeiro e julho, por causa das férias escolares, registram o maior números de acidentes. As ocorrências causadas por pipas crescem de 500 para 3.400. Em julho, as pipas respondem por 13% das ocorrências.
LightRio
Em 2006 foram registrados 1.115 desligamentos na rede causados por pipas. Enquanto em 2005 foram 1.128.

Fonte: AES Eletropaulo, CPFL e Globo Online – 26 de julho de 2007
posted by ACCA @ 6:46 AM

7-ELETRICIDADE - Os Três Empregos da Eletricidade