domingo, 10 de fevereiro de 2013

Capacitor elétrico


Posted: 09 Feb 2013 07:38 PM PST
O capacitor elétrico é um elemento do circuito elétrico que tem como função armazenar energia elétrica. O capacitor elétrico consiste em dois condutores separados por um material isolante e, conectando o capacitor, por um tempo, a uma bateria, o mesmo fica carregado. Cada placa do capacitor é carregada com uma carga elétrica oposta a outra.
O símbolo utilizado para representar um capacitor elétrico em um circuito elétrico tem a seguinte forma:
Agora, considere o esquema abaixo:
A placa do capacitor conectada ao terminal negativo da bateria recebe os elétrons que a bateria fornece. A placa do capacitor conectada ao terminal positivo da bateria fornece os elétrons para a bateria.
Depois de carregado o capacitor armazena a energia elétrica por certo tempo que pode variar de minutos a anos dependendo das características do capacitor. Este dispositivo tem várias aplicações como, por exemplo, cargas elétricas descarregadas através do flash das máquinas fotográficas. Outro exemplo são os pequenos capacitores formados pelas teclas de um teclado de computador. No momento em que pressionamos uma tecla, as placas do capacitor são conectadas fornecendo uma pequena corrente elétrica que libera um sinal para o computador.
Para saber quanto de carga elétrica é armazenada em um capacitor precisamos considerar o material e outras características do capacitor elétrico. Estas características são representadas por uma constante do capacitor chamada de capacitância (C).
Sendo assim, a quantidade de carga é dada por:
Q = C. U
Q = quantidade de carga elétrica
C = Capacitância
U = d.d.p da bateria
A unidade de medida da capacitância é o Fard (F) em homenagem a Michael Faraday.

No capacitor elétrico a energia elétrica é armazenada através do campo elétrico formado entre as placas carregadas com cargas elétricas opostas.
 
You are subscribed to email updates from Efeito Joule
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610