quarta-feira, 8 de novembro de 2017

NBR 5410 – Instalações Elétricas

           A Norma Brasileira NBR 5410 estabelece as condições mínimas necessárias para o perfeito funcionamento de uma instalação elétrica de baixa tensão garantindo assim a segurança de pessoas e animais e a preservação dos bens. Tradicionalmente, esta norma será aplicada para instalação elétrica de edificações, residencial, comercial, público, industrial, de serviços, agropecuário, hortiganjeiro, etc…
         Esta norma também se aplica em Comandos Elétricos, e não é por acaso… Comandos Elétricos vem ganhando espaço no mercado, deixando de ser simplesmente uma capacitação da área industrial, conquistando lugar em setores residenciais e comerciais. (Automação residencial, portões, etc.) Para os profissionais da área de eletricidade a NBR 5410 é, nada mais nada menos que o guia fundamental para o desenvolvimento das atividades profissionais do dia a dia. Vamos, brevemente neste artigo, entender um pouco das exigência da NBR 5410.
                            A Norma NBR 5410 aplica-se às instalações elétricas:
        Em áreas descobertas das propriedades, externas às edificações;
        Reboques de acampamento (trailers), locais de acampamento (campings), marinas e instalações análogas;
        Canteiros de obra, feiras, exposições e outras instalações temporárias.
        Aos circuitos elétricos alimentados sob tensão nominal igual ou inferior a 1 000 V em corrente alternada, com frequências inferiores a 400 Hz, ou a 1500 V em corrente continua;
        Aos circuitos elétricos, que não os internos aos equipamentos, funcionando sob uma tensão superior a 1 000 V e alimentados através de uma instalação de tensão igual ou inferior a 1 000 V em corrente alternada (por exemplo, circuitos de lâmpadas a descarga, precípitadores eletrostáticos etc.);          A toda fiação e a toda linha elétrica que não sejam cobertas pelas normas relativas aos equipamentos de utilização; Às linhas elétricas fixas de sinal (com exceção dos circuitos internos dos equipamentos).
         NOTA: A aplicação às linhas de sinal concentra-se na prevenção dos riscos decorrentes das influências mútuas entre essas linhas e as demais linhas elétricas da instalação, sobretudo sob os pontos de vista da segurança contra choques elétricos, da segurança contra incêndios e efeitos térmicos prejudiciais e da compatibilidade eletromagnética.
         A NBR 5410 aplica-se às instalações novas e a reformas em instalações existentes.
         NOTA: Modificações destinadas a, por exemplo, acomodar novos equipamentos elétricos, inclusive de sinal, ou substituir equipamentos existentes, não caracterizam necessariamente uma reforma geral da instalação.
          A Norma NBR 5410 não se aplica a: Instalações de tração elétrica;
          Instalações elétricas de veículos automotores;
          Instalações elétricas de embarcações e aeronaves;
          Equipamentos para supressão de perturbações radioelétricas, na medida em que não comprometam a segurança das instalações;
          Instalações de iluminação pública Redes públicas de distribuição de energia elétrica;                            Instalações de proteção contra quedas diretas de raios.
          No entanto, esta Norma considera as conseqüências dos fenômenos atmosféricos sobre as instalações (por exemplo, seleção dos dispositivos de proteção contra sobretensões); instalações em minas; instalações de cercas eletrificadas.
          Os componentes da instalação são considerados apenas no que concerne à sua seleção e condições de instalação. Isto é igualmente válido para conjuntos em conformidade com as normas a eles aplicáveis.
           A aplicação desta Norma não dispensa o atendimento a outras normas complementares, aplicáveis as instalações e locais específicos. São exemplos de normas complementares à NBR 5410 as normas ABNT NBR 13534, ABNT NBR 13570 e ABNT NBR 5418.

Respeitados os direitos da FONTE:Sala da Elétrica