sábado, 30 de julho de 2011

Incêndio provocado por um curto-circuito
Incêndio provocado por um curto-circuito


Quando assistimos em telejornais notícias relacionadas a incêndios, ficamos nos perguntando “mas o que causou o incêndio?”. Vários incêndios são provocados por curtos-circuitos que ocorrem em circuitos elétricos, nos quais a corrente elétrica é rapidamente elevada.

Podemos dizer que o curto-circuito ocorre porque a corrente elétrica que sai do gerador percorre todo o circuito e volta com a intensidade muito elevada.

Ele pode causar vários danos nos circuitos elétricos, pois provoca reações muito violentas em virtude da dissipação instantânea de energia. Nessas reações ocorrem explosões, dissipação de calor, produção de faíscas, etc.

Com a finalidade de evitar o curto-circuito são colocados fusíveis ou disjuntores no local onde passa corrente elétrica. Os disjuntores funcionam como um interruptor automático, pois quando detectam falha na corrente elétrica automaticamente são desligados, deixando assim o circuito aberto. Uma das características dos disjuntores é que podem ser religados manualmente. Já os fusíveis possuem a mesma característica, sendo diferenciados pelo fato de ficarem inutilizados quando realizam a interrupção.

Curto-circuito

Quando dois pontos de um circuito são ligados por um fio de resistência desprezível, dizemos que há curto-circuito, o que significa que os dois pontos têm o mesmo potencial. Em alguns casos, provocando um curto-circuito podemos eliminar um resistor do circuito, pois ele deixará de ser percorrido por corrente.

Na figura abaixo vemos um circuito em que os pontos X e Y foram ligados por um fio de resistência desprezível.
Circuito ligado por um fio de resistência desprezível
Circuito ligado por um fio de resistência desprezível
Quando a corrente elétrica atinge o ponto X, ela é totalmente desviada pelo fio de resistência r = 0, indo para o ponto Y. Desse modo, os pontos X e Y passam a ter o mesmo potencial e podem ser considerados o mesmo ponto, como mostra a figura abaixo.
A resistência R2 não é mais percorrida por corrente elétrica
A resistência R2 não é mais percorrida por corrente elétrica
O resistor de resistência R2 não é percorrido por corrente e pode ser eliminado do circuito. Desse modo, a resistência equivalente desse circuito é calculada da seguinte maneira:

Req = R1 + R3 + R4
Por Domiciano Marques
Graduado em Física
Equipe Brasil Escola

Quando um choque elétrico pode salvar??

Bom, existem muitos "tricistas" que dizem que levar choque elétrico faz bem para a saúde, isto é uma loucura, o choque elétrico e prejudicial a saúde podendo provocar a morte, somente no caso abaixo e sobre supervisão médica o choque pode salvar a vida, leia...

Desfibriladores produzem um pequeno choque elétrico.

Como sabemos, os choques elétricos podem ser muito perigosos para o ser humano, podendo levá-lo à morte. Quando a corrente elétrica passa pelo corpo, pode causar vários danos, desde apenas formigamentos até queimaduras ou parada cardíaca. Entretanto, o choque elétrico pode ser utilizado em benefício à vida, desde que seja utilizado apenas para estimular a retomada dos batimentos cardíacos quando há ocorrência de uma parada cardíaca.

Como sabemos, quando a corrente elétrica percorre o corpo de uma pessoa, causa contrações musculares, inclusive no coração, que também é um músculo. Em situações em que o coração para de bater, durante uma cirurgia, por exemplo, os médicos podem aplicar um choque elétrico no paciente fazendo com que seu coração se contraia e retome os batimentos.

Esses aparelhos são conhecidos como desfibriladores. Eles são aparelhos que aplicam um pequeno choque elétrico no coração do paciente com intenção de fazê-lo voltar a bater.

Outra forma de se usar a corrente elétrica em favor da vida é em aparelhos do tipo marca-passo que têm a função de auxiliar o coração a funcionar de forma adequada.

Por Domiciano Marques
Graduado em Física
Equipe Brasil Escola

Eletricidade - Física - Brasil Escola