quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Prevenção de acidentes no lar - Dicas Para Prevenção

Popular Catarinense
16/10/2012 11:24:37
    As recomendações para evitar acidentes dentro de casa são as mais variadas e devem ser seguidas, para evitar trajedias
    É muito comum, os noticiários divulgarem notícias de acidentes domésticos, ou seja,  acidentes que ocorrem nas nossas casas, quem nunca cortou um dedo com uma faca quando pequeno, quem nunca levou uma queda de um pé de árvore, quem nunca caiu de bicicleta ou quem já não levou um choque elétrico, seja cortando grama, seja no chuveiro, máquina de lavar, computador etc., quem nunca sofreu com algum tipo de queimadura, em enfim, acidentes cotidianos que são mais comuns e muito mais perigosos que aparentam. Sendo assim, achamos interessante repassar algumas dicas de segurança que devemos ter em nossos lares.

     QUEDAS: Muitos acidentes com queda, ocorrem nos próprios lares. Isto se explica ao fato de que nas casas existem locais potencialmente perigosos em relação a esse tipo de acidente. Os mais comuns são: janelas, tapetes inadequados em locais errados, escadas, mobílias em desacordo com as normas de segurança, etc. As recomendações são: Não deixe crianças sozinhas em cima de camas ou sofás; Coloque barreiras e não deixe que brinquem nas escadas; Cuidados com os andadores. Eles podem provocar quedas, principalmente em escadas e declives; Verifique se os brinquedos do playground são seguros (existe norma para fabricação de brinquedos) e se estão em boas condições para uso;Não permita que as crianças brinquem em telhados ou lajes.
     TALHERES: Essas “ferramentas”, são perigosas nas mãos de crianças. Oriente os pequenos quanto ao uso correto desses objetos, guarde em locais de difícil acesso para criança e se possível em recipientes fechados.
     INTOXICAÇÕES OU ENVENAMENTO: Produtos de limpeza, cosméticos e remédios devem ser mantidos longe do alcance das crianças. De preferência em armários trancados.
     ÁLCOOL E OUTROS PRODUTOS INFLAMÁVEIS: Altamente inflamável, o álcool tem sido a causa de sérios acidentes envolvendo crianças e até adultos. Quando for utilizá-lo, lembre-se: Afaste as crianças; Não perfure a tampa; Não derrame -o sobre o fogo; Mantenha-o longe do alcance das crianças; Essas recomendações também servem para o álcool em gel.
     REMÉDIOS: Sempre oriente as crianças maiores quanto ao perigo dos remédios. Todo remédio só pode ser administrado com a supervisão de um adulto. Deixe isso bem claro às crianças.
     PRODUTOSDE LIMPEZA: Esses também são a causa de muitos acidentes com crianças. Recomendações: Leia atentamente o rótulo antes de usá-lo; Use o corretamente de acordo com as orientações; Veja as recomendações no rótulo  em caso de acidente.
     COSMÉTICOS: Podem causar alergias em crianças. Não deixe que sua filha manuseie esses produtos sem seu conhecimento e supervisão.
     FOGOS DE ARTIFÍCIO: Outro causador de graves acidentes. São muitos os acidentes com queimaduras, amputações de membros e cegueira causados por esses produtos. Nunca deixe as crianças brincarem com fogos de artifício, mesmo estando com um adulto.
     VELAS: Se precisar usar uma vela, coloque-a sobre um pires ou outro recipiente seguro, de modo que se a vela cair ou chegar ao seu fim, não tenha contato com possíveis materiais inflamáveis. Nunca deixe velas sobre móveis ou perto de cortinas, tapetes ou camas.
     FÓSFORO E ISQUEIROS: Esses produtos também devem ser mantidos longe do alcance das crianças. Após o uso, guarde em local seguro. Se usados incorretamente, podem causar queimaduras e provocar incêndios. Nunca risque um palito de fósforo em sua direção.
     INSTALAÇÕES ELÉTRICAS E ELETRODOMÉSTICOS: Igualmente no seu local de trabalho nos nossos lares, encontramos dezenas de equipamentos elétricos, desde a nossa geladeira até ferramentas portáteis, como furadeiras, máquina de cortar grama (a mais perigosa e condutora de eletricidade – principalmente com a grama molhada), chuveiro elétrico, em fim uma infinidade.
    É OBRIGATÓRIO o aterramento elétrico de todo dispositivo que funcione através de fonte elétrica, ou seja,  de energia elétrica, desde as Instalações Elétricas até os eletrodomésticos, além de proteções em tomadas, isolamentos e outras formas de prevenção do choque elétrico. Recomenda-se o bloqueamento de tomadas elétricas, muito comum crianças enfiarem moedas, clipes e outros materiais metálicos nas tomadas, facas, etc., revise e projete suas instalações elétricas, pois 90% dos incêndios são provocados por instalações elétricas precárias.


     LEMBRE-SE: “É dentro de nossos lares que aprendemos as boas maneiras e os bons costumes, pois da porta para fora temos que levar a sabedoria que adquirimos no nosso lar, na nossa família, pois quando estamos certos, ninguém se lembra, mas quando estamos errados, ninguém esquece, pois não esqueça que a caridade começa no campo doméstico e não tem limites para terminar, é para sempre...”.

Joel Martins dos Passos –Téc. de Segurança do Trabalho / Reg. Nº 47/01452-8 SST/MTB  / CREA-SC 096698-6 – Cel. 48-9942-4729  email: joelsegtrab@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!!!