domingo, 12 de fevereiro de 2012

Eletricidade Estática

Apesar de ser matéria corrente no ensino público, muitos desconhecem os efeitos causados pela Eletricidade Estática ou E.S.D. (EletroStatic Discharge) nos componentes sensíveis do computador.
Em geral ela se processa devido ao atrito de materiais isolantes tipo: lã, carpete, cabelo entre outros. O clima seco favorece muito este fenômeno.
O fato de caminhar, sentar ou estender o braço pode produzir eletricidade estática, devido à separação de cargas elétricas na fase de atrito entre materiais diferentes.
Cargas elétricas assim separadas podem se acumular em nosso corpo e, quando tocamos em algo que está eletricamente neutro, essas cargas podem passar para esse objeto eletrizando-o.
A casos que a tensão criada pode ultrapassar 200.000 volts. Normalmente estas tensões são observadas em aviões e helicópteros no momento de aterrissagem.
Antigamente os caminhões tanque em especial os que carregavam combustível mantinham uma corrente arrastando no asfalto para descarregar a estática, isto porque ao conectar a mangueira para descarregar o combustível no destino, poderia haver uma faísca e incendiar a carga. Os veículos movido a gás natural utilizam uma haste de aterramento para esse fim próxima ao bico de abastecimento.
Mas voltando ao assunto, é alta tensão mas baixíssima amperagem ao qual não nos machuca ou mata, mas danifica componentes eletrônicos sensíveis em especial os chipsets, processadores, placas e pentes de memória.
Já presenciei muitos casos de pessoas que numa simples limpeza no computador ou colocação de um novo dispositivo estar as voltas com um problema mais grave ou erros inexplicáveis, mas analisando o que foi feito podemos concluir que houve a possibilidade de danos devido a eletricidade estática.
Sou contra o uso de pincéis na limpeza de placas por este motivo, você poderá me dizer que conhece o seu Zé das Couves que sempre limpou com pincel e nunca houve problemas, mas será mesmo que nunca houve?
Ou teve sorte até porque estamos em uma região de clima úmido?
Travamentos na inicialização do Windows, erros de VXD, pentes que queimam misteriosamente entre outros fatos que sempre são atribuídos a fim da vida útil, vírus ou qualidade do componente podem ter outro culpado...
E os danos advindos a Eletricidade Estática são facilmente evitados com uso de uma pulseira anti estática e/ou a manta anti estática:
Que funcionam drenando a Eletricidade Estática produzida pelo nosso corpo, como citamos no começo a Eletricidade Estática passa sempre para corpos com o potencial neutro, assim tanto a pulseira quanto a manta são ligadas ao Terra através de fios que absorvem e evitam danos aos componentes manuseados.
Devido a este motivo é enganoso pensar que ocasionalmente tocando em objetos metálicos do gabinete tipo: fonte ou chassi descarregamos o nosso corpo, podemos sim descarregar a Eletricidade Estática naquele momento, mas e se dermos o azar de produzirmos mais logo a seguir?
Por isso use sempre a pulseira anti-estática ela custa em torno de R$ 15,00

Fonte: http://www.netetronica.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!!!