terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Instalações elétricas para o Natal...

Para que a instalação elétrica dos enfeites de Natal seja segura, alguns cuidados básicos são essenciais.
A seguir, a SIL ensina dez dicas de como fazer uma decoração correta e evitar choques elétricos e riscos de incêndios:

1) Adquira enfeites e cabos condutores de energia que possuam o Certificado da Marca de Conformidade do INMETRO.

2) Não coloque enfeites de Natal feitos de papel, papelão ou plástico em contato ou muito próximo às lâmpadas.

3) As árvores ou enfeites energizados devem ficar afastados de cortinas, tapetes ou sofás e não é recomendado ligar as lâmpadas decorativas junto com outros equipamentos eletrônicos.

4) Para uma decoração mais elaborada e com muitas lâmpadas, contrate um profissional qualificado, como o eletricista, que terá condições de sugerir o dimensionamento dos condutores elétricos de forma que este não sobrecarregue os circuitos.

5) As emendas dos condutores precisam ser bem isoladas, com fita isolante certificada pelo INMETRO - jamais utilize fita crepe ou fita adesiva de uso geral para isolação elétrica.

6) Em locais externos ou até mesmo internos que tenham contato com umidade, as isolações das emendas dos condutores devem ser muito bem feitas, garantindo que a água não atinja o cobre do condutor.

7) Não instale as lâmpadas dos enfeites sobre estruturas metálicas, pois o metal é condutor de energia e pode causar desde um aquecimento do circuito e o aumento do consumo de energia até curtos-circuitos e acidentes como choques.

8) Para fazer a manutenção de um enfeite ou a troca de lâmpada é imprescindível desligar o circuito elétrico da tomada, mas sem puxá-lo pela fiação.

9) Crianças e animais devem ficar longe do alcance das fiações.

10) Antes de dormir ou sempre que sair de casa, desligue as decorações de Natal.

Fique sempre ligado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!!!